Toda gente sonha com a moradia própria. Com os financiamentos, este desejo tem se concretizado cada vez mais. Como nem todos têm o dinheiro para pagar à vista, o crédito é a possibilidade para realizar o sonho mais mais rápido. mais recente blog que a totalidade do valor do imóvel, levam-se anos pra quitá-lo.
Porém, por motivos variados, podes ocorrer da pessoa ter que se desfazer deste bem. Não atingir honrar as parcelas ou divórcios estão entre os motivos que fazem com que o proprietário coloque a residência ou apartamento à venda. Todavia será que é seguro obter um imóvel que ainda não foi quitado pela atual dono?
O advogado especialista em direito imobiliário, do “Borges & Vaz Advogados”, Leandro Vilaça Borges, diz que é necessário ter muito cuidado para impossibilitar dores de cabeça. “A primeira coisa que o cliente necessita fazer é analisar próximo ao agente financeiro que financiou o imóvel, as condições do financiamento contratado pelo vendedor. Precisa-se avisar, a título de exemplo, sobre a taxa de juros, o valor das prestações, quantidades de parcelas restantes, subsistência de saldo residual, entre novas.” É preciso também estar ligado à documentação e fazer uma vistoria completa no imóvel.
O melhor é que possa ser feita por um profissional. Antes de fechar negócio é necessário se informar sobre o financiamento. “A maioria dos contratos de financiamento contém restrições à transferência do imóvel a terceiro. O freguês que pretende pagar à vista o valor do imóvel terá que saldar o financiamento do vendedor e descontar do valor de compra o valor pago ao agente financeiro.
Ou melhor, a quitação do imóvel vai ter que ser feita perto ao agente financeiro”, comentou Borges. Neste momento, se o consumidor pretende transferir o financiamento pra seu nome, precisa de ter autorização do agente financeiro. “Neste caso, mediante negociação, a diferença do valor assumido pelo consumidor é repassado ao vendedor. Outro cuidado é quanto às exigências feitas pelo cliente. “Quem pretende obter um imóvel sempre necessita examinar se houve aprovação de crédito antes de fechar o negócio.
Vale ressaltar bem como que o imóvel é de posse do agente financeiro. “Quando o vendedor ‘vende’ o imóvel ele está na realidade transferindo seus direitos sobre o mesmo, deste jeito, tais direitos passam pro nome do cliente (tudo isto com a anuência do agente financeiro). O bem não é nem do vendedor nem do consumidor, até que exista a completa quitação do mesmo”, declarou.